Samsung também anunciou atualização na linha de celulares dobráveis, smartwatches e fones de ouvido sem fio, todos com recursos de inteligência artificial.
A Samsung anunciou o lançamento do Galaxy Ring, seu primeiro anel inteligente, nesta quarta-feira (10). O produto chega ao Brasil ainda este ano em três cores: preto, dourado e prateado.
O preço em reais ainda não foi divulgado pela companhia.
O Galaxy Ring vai funcionar somente conectado a celulares e relógios da própria marca. A sincronia de dados será feita pelo app Samsung Health.
Mas não é obrigatório ter um smartwatch, embora o uso do produto seja mais otimizado se estiver conectado a um Galaxy Watch 7 ou Galaxy Watch Ultra.
Segundo a fabricante, a duração da bateria pode aumentar em 30% se os aparelhos forem usados em conjunto.
“Isso permite uma análise mais precisa dos dados. Mas usar o anel apenas não perde nenhuma funcionalidade”, disse Rafael Araujo, gerente sênior de produtos da Samsung Brasil.
O anel tem 7 milímetros de largura por 2,6 mm de espessura. O peso varia entre 2,3 e 3 gramas, dependendo do tamanho.
Serão 9 tamanhos disponíveis, para que o dispositivo caiba em dedos de tamanhos distintos. As medidas vão do 5 (pequeno) ao 13 (grande).
Vale ressaltar que, conforme maior for o anel, mais tempo a bateria vai durar. De acordo com a fabricante, as durações estimadas são:
Tamanhos 5, 6 e 7: 5 dias
Tamanhos 8, 9, 10, 11: 6 dias
Tamanhos 12 e 13: 7 dias
O Galaxy Ring pode ser usado em qualquer dedo, mas a fabricante recomenda o uso no indicador.
Funcionalidades
O anel é descrito pela Samsung como um “assistente de bem-estar”. Permite o monitoramento avançado do sono e acompanhar dados de saúde, incluindo ciclo menstrual e ovulação.
Ao ser utilizado, detecta de forma automática caminhadas e corridas.
O aparelho tem resistência a água de até 100 metros e pode ficar submerso em água doce por até 30 min. Pode ser utilizado para natação.
Um dos recursos de inteligência artificial presentes no Galaxy Ring é a “Pontuação de Energia”, que avalia dados de sono, atividade e frequência cardíaca para indicar qual o nível de energia do dono do anel naquele momento.
Essa funcionalidade também faz parte dos recém-anunciados Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra e utiliza recursos de inteligência artificial para realizar o cálculo.
O anel inteligente vai permitir comandar ações no celular, como dar dois toques com os dedos (indicador e polegar) para desativar um alarme ou tirar uma foto com o smartphone.
Araujo comenta que essa funcionalidade deve ser ampliada com o tempo, permitindo realizar outras funções com o toque duplo.
O anel da Samsung vem em um estojo de acrílico, com luzes indicadoras da recarga do dispositivo. A recarga pode ser feita usando um cabo USB-C com carregador de tomada ou uma base sem fios.
Apesar do lançamento da Samsung, anéis inteligentes não são uma novidade. Companhias como a Oura, Circle e Ultrahuman já vendem acessórios similares no exterior. O Oura Ring original foi lançado em 2015, por exemplo, e está na sua terceira geração.